terça-feira, 3 de maio de 2016

Especial dia das Mães: Mães da Bíblia - Ana

Ana
A historia de Ana começa ser conta no livro de I Samuel. A historia nos conta que Elcana tinha duas esposas, Ana e Penina.

Este subia a sua cidade de ano a ano para adorar e dar sacrifício ao Senhor dos Exércitos,em Siló. Sempre que Elcana sacrificava, dava porções aos seus filhos e a penina. Mais para Ana dava uma parte excelente, pois ele a amava. (I SM 1:1-5)

Penina tinhas filhos, porém Ana tinha sua madre cerrada.

Pepina sua competidora, provoca e humilhava Ana por causa de esterilidade.
Cansada de suas provocações, Ana entra no templo, e com amargura em sua alma, clama ao Senhor e chora excessivamente.

Dentro do templo estava o sacerdote Eli, que via aquela mulher que apenas movimentada seus lábios, pois estava conversando com Deus de coração.

Ana faz um voto para Deus dizendo ao Senhor dos Exércitos. Senhor se notares a aflição de meu coração, e de sua serva se lembrar, e deres a sua filha um varão, eis que o darei por todos os dias de sua vida, e sobre a sua cabeça não passara navalha (I SM 1:11)
E durante um tempo Ana esperou, até que um dia ela pode conceber, e ter um filho. E o chamou de Samuel, porquanto havia ela orado por este filho.

No mesmo ano Elcana subiu com toda sua casa para cumprir seus votos e sacrifícios anuais. E Ana não subiu com o restante, e disse ao seu marido, que quando Samuel estivesse desmamado, que então assim ela o levaria.

Pois sabia que quando o menino fosse apresentado ao Senhor, lá ficaria por toda sua vida.
Depois de desmamado, a família de Samuel levou consigo três bezerros, um Efa de farinha (Usado, na época, para definir quantidade. Um «efa» é uma medida de secos de aproximadamente 22 litros.( grãos, farinha etc.)  http://www.dicionarioinformal.com.br,  e um odre de vinho, e o menino ainda novo para ser apresentado ao Senhor, na cidade de Siló.

Samuel é apresentado ao Senhor, então Ana entoa uma adoração a Deus dizendo: “Por este menino orava eu; e o Senhor me concebeu a minha petição, que eu lhe tinha pedido;” I SM 1:27

O que aprendemos nessa historia?

Elcana depois de perceber que Ana não consiga lhe dar filhos, começou a se questionar, e entrar em conflitos.

Porque Ana não me dá filhos? Como passarei minha herança? Meu nome não pode morrer em Israel.

Em sua época era comum que homens casados com mulheres estéril, pudessem tomar para si uma segunda esposa. E assim Elcana tomou para si Penina.

Ana vivia uma grande pressão causada por Penina, pois ela podia gerar filhos a Elcana, mais Ana era estéril. Penina sabia que Ana era mais amada por Elcana, e se aproveitada de todas as oportunidades para atingir Ana.

Ana subiu durante muitos anos junto com sua família, e com certeza sempre orou a Deus pedindo um filho, mas no coração de Ana havia apenas a vontade de mostrar para Penina que ela tem era capaz.

Assim somos-nos nos tempos atuais. Às vezes pedimos ao Senhor coisas pensando na impressão que iremos causar para os outros. E não pedimos de coração.
Mais quando Ana enfim entregou seu coração para Deus, e fez um voto a ele. O Senhor concedeu seu pedido.

Ana mesmo com coração partido entregou seu filho para Deus, pois sabia que Samuel era fruto de oração e voto que ela havia prometido ao Senhor.

Muitas pessoas hoje querem a benção, mais não querem o dono da benção. As vezes não estão dispostos a abrir mão, de sacrificar seus desejos, por aquele que tudo pode dar e saciar.

Devemos aprender com Ana, ela orou, clamou, buscou, teve seu pedido atendido, cumpriu com aquilo que ela prometerá a Deus, e o adorou.

Ana é mais personagem da Bíblia que teve sua madre cerrada, e com força, aprendeu a esperar e confiar no Senhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário